No início deste ano, entrou em funções uma nova geração de centros de informação Europe Direct, com 13 centros em Portugal parte de uma rede de mais de 400 em toda a União Europeia, reforçando, assim, a aproximação da União Europeia aos cidadãos.
Uma comissão do Parlamento Europeu aprovou um relatório que propõe uma taxa de IVA entre 2% e 5% para a construção de habitação e a necessidade de medidas para limitar as rendas de curta duração.
Apenas 58% dos fundos do Mecanismo de Recuperação e Resiliência foram desembolsados, deixando quase 270 mil milhões de euros por executar até ao final de 2026.
A União Europeia e o Mercosul assinaram hoje um Acordo de Parceria (APEM) e um Acordo de Comércio Provisório (ACP). O acordo criará uma das maiores zonas comerciais do mundo, abrangendo um mercado de cerca de 700 milhões de consumidores.
Mais de 40 000 jovens de 18 anos foram seleccionados no âmbito da iniciativa DiscoverEU da Comissão Europeia para descobrir a Europa de forma gratuita. Portugal conta com mais de 900 jovens seleccionados, num total de quase 5 mil candidaturas nacionais.
Portugal assinala na entrada em 2026 quatro décadas como Estado-Membro da União Europeia (UE), 40 anos que transformaram profundamente o país.
A UE terá de construir cerca de 650 mil novas habitações por ano, o que exigirá um investimento público e privado na ordem dos 150 mil milhões de euros anuais.
O mais recente Eurobarómetro revela que 74 % dos cidadãos da União Europeia consideram que o seu país beneficiou da adesão à União Europeia (UE), com Portugal a destacar-se como um dos Estados-Membros mais europeístas.
Desde ontem que os Estados-Membros começaram a introduzir nas suas fronteiras externas um novo sistema de fronteiras digital da Europa, o Sistema de Entrada/Saída (SES).
Os preços das casas subiram 5,1% na zona euro e 5,4% na UE no segundo trimestre face a 2024.